A dor nas articulações pode ser o primeiro sinal de osteoartrose (desgaste das articulações). Esta dor é agravada pelo peso sobre a articulação.

Causas de dor nas articulações

As tensões desagradáveis são particularmente dolorosas. A dor “Start-up”, aquela dor que ocorrem nas articulações quando o início de um movimento é típico. Por exemplo, a dor no joelho que aparece quando sai de um carro depois de estar sentado por um longo período de tempo. A dor vai melhorando, mas volta após longos períodos de uso da articulação.

Dor nas articulações que começam de repente após uma queda, trauma ou após um acidente podem indicar uma entorse, luxação, lesão ligamentosa ou uma fratura óssea. Para os leigos na matéria, muitas vezes é difícil diferenciar entre as várias formas de lesão. Por exemplo, fracturas ósseas e lesões ligamentares podem não causar muita dor, enquanto uma entorse “inofensiva” pode ser muito dolorosa. Portanto, não é de esperar que a dor articular melhore por si própria, consulte o seu médico. Só ele pode decidir, qual o tratamento adequado.

Sinal de osteoartrose ?

Terapia física – A fisioterapia mobiliza

Recomenda-se a fisioterapia para apoiar o funcionamento das articulações.

Através de medidas como electroterapia ou terapia por ultrassons e/ou tratamentos com calor/frio da articulação afectada, a circulação sanguínea é estimulada e a inflamação reduzida, a fim de reequilibrar o metabolismo. As massagens também podem funcionar de forma auxiliar. Relaxam tensões musculares, impulsionam a circulação e o metabolismo na articulação.

Tratamento funcional – Com ligaduras e ortóteses

A terapia funcional com ligaduras e ortóteses é um elemento para uma terapia geral bem sucedida do paciente.

É indicada para o tratamento antes ou depois de uma cirurgia, ou também como alternativa em pacientes que não se querem submeter a cirurgias, ou que não podem ser operados por motivos clínicos.

Devido ao deslocamento e distribuição do peso sobre zonas articulares não afectadas, com ortóteses e ligaduras é possível reduzir sensivelmente a dor. As articulações estabilizam e é impedido o esforço unilateral da articulação por uma postura incorrecta. Isso influencia a percepção do próprio corpo, de forma a que a capacidade de reacção aumenta e o perigo de lesão diminui – a articulação é protegida e a formação de cartilagem é preservada.

Uma terapia com ortóteses deve ter sempre lugar em combinação com outras terapias, como a terapia medicamentosa ou a fisioterapia. As ortóteses também são indicadas para reabilitação após uma cirurgia.

Auxiliares como bengalas ou palmilhas podem proporcionar ajuda em sintomas menores causados pela artrose, deslocando ou minimizando a pressão sobre as cartilagens das articulações.

Artigo original criado por Medi®

Partilhe esta informação