Dicas para prevenir lesões desportivas nos joelhos

Chegou a hora de retomar a atividade desportiva e o retorno à rotina pode levar ao aumento das lesões, principalmente lesões desportivas nos joelhos.

Existem diferentes atividades e ortóteses que podem prevenir lesões desportivas , ou pelo menos reduzir o risco delas. Essas 10 dicas ajudá-lo-ão na prática desportiva e a prevenir lesões nos joelhos nos desportos.

1. Antes de começar a correr, consulte o seu médico

Não espere até que se lesione para visitar o médico, uma consulta antes de iniciar sua rotina de treinamento pode identificar fatores de risco para o aparecimento de lesões . Seu médico pode indicar algumas medidas de proteção, como ortóteses preventivas para reduzir esses riscos.

Se começar a sentir desconforto no joelho após a prática de esportes, vá ao médico o mais rápido possível, ele pode indicar analgésicos e até mesmo algumas joelheiras que vão ajudar a aliviar a dor.

2. Aqueça sempre antes de praticar desportos

3. Faça alongamentos para evitar lesões

Os alongamentos devem ser realizados antes e após os exercícios , pois ajudam a melhorar a flexibilidade e prevenir lesões. O ideal é alongar o músculo lentamente e mantê-lo alongado por pelo menos 30 segundos, não deve sentir dor, mas deve sentir aquela sensação de ter o músculo alongado.

4. Vá devagar, sem se esforçar demais

Se passou um tempo sem se exercitarcomece devagar e aumente gradativamente a intensidade e a frequência. É importante que ouça o seu corpo e não exija de mais.

Lembre-se também de que se ganhar alguns quilos, os seus joelhos sofrerão essa sobrecarga. Melhore a sua alimentação e faça exercícios que ajudem a emagrecer , cada quilo a menos é mais um alívio para os joelhos.

5. Mantenha-se hidratado e coma bem

As articulações são compostas de fluído, o que reduz o impacto do exercício sobre elas. Por esse motivo, é importante manter-se hidratado antes, durante e após a atividade física . Os seus joelhos e outras articulações vão agradecer.

Além disso, para que os seus músculos e ligamentos se mantenham saudáveis, deve fornecer-lhes os nutrientes necessários ao seu crescimento e recuperação. Da mesma forma, quando nos exercitamos gastamos uma quantidade maior de calorias, por isso sua dieta deve estar adaptada à sua atividade diária.

6. Descanse, não é pecado

Mesmo que quiser voltar à forma rapidamente, os seus músculos precisam de descanso para se recuperar do exercício. Alguns chamam o repouso de “treinamento silencioso” porque os músculos e ligamentos ficam fortes quando descansam após a atividade física.

7. Fortaleça todo o seu corpo

Para cuidar dos joelhos, deve manter todo o corpo em forma. Mantenha seus quadris, coxas, glúteos e costas tonificados . Isso ajudará a manter o corpo alinhado e na posição correta durante o exercício.

8. Pratique em diferentes terrenos

Superfícies planas também são preferíveis às inclinadas, pois sobrecarrega o trabalho dos joelhos.

9. Use a técnica adequada

Erros de postura, modo de se mover ou pisar podem sobrecarregar os joelhos. O ideal é que você inicie sua rotina com um profissional , que o orientará sobre a técnica adequada para a prática do desporto.

escolha o calçado adequado, que deve apoiar bem o pé e proporcionar amortecimento adequado a cada passo, principalmente ao correr em superfícies duras.

10. Use joelheiras para evitar lesões desportivas

joelho ortótico fornece suporte e estabilidade ao joelho durante a atividade física . Nos artigos da Actius ou da Orliman, pode encontrar a sua joelheira para fazer a sua atividade física com segurança.

Lesões mais comuns no joelho em desportos

Entorse de joelho

É uma distensão ou ruptura dos ligamentos, causada por entorses repentinas. Às vezes, pode ocorrer uma ruptura completa dos ligamentos.

A mais comum é a  lesão do ligamento cruzado anterior,  principalmente em jogadores de futebol ou basquete, devido às mudanças bruscas de direção que ocorrem neste desporto.

Lesões meniscais

Os meniscos são cartilagens fortes e elásticas que servem para amortecer o choque entre a tíbia e o fémur. Traumas contínuos podem causar lesões a esses elementos .

Bursite de joelho

É produzido pela inflamação das bolsas sinoviais, que são bolsas cheias de líquido que ajudam a amortecer os impactos no joelho.

Tendinite patelar

É a inflamação do tendão patelar, que une a patela à tíbia, causando rigidez e dor na parte anterior do joelho. O uso excessivo e o microtrauma de movimentos repetitivos de alto impacto, como correr ou pular em superfícies duras, são as principais causas.

Fraturas

A articulação do joelho é composta pela união de três ossos: o fémur, a tíbia e a patela. Qualquer um deles pode fraturar após um trauma.

Artigo original por Actius® by Orliman

Partilhe esta informação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X